Você sabe o que significa INBOUND MARKETING?
Fica comigo nesse artigo que você vai descobrir isso e muito mais.
Publicidade on-line
Vender é trabalho duro. Isso suga tempo e energia do vendedor e do comprador. Ambos se envolvem a contragosto no ato de satisfazer uma necessidade.
Tenho uma alergia pessoal às “vendas” como um processo e à “venda”, mesmo quando isso é o que eu devo e quero fazer.
Isso faz com que o desconforto apareça no lado de vendas ou de vendas e, ao longo das últimas duas décadas, nós, como uma geração, nos afastamos cada vez mais dela.
Vendedores de porta em porta estão quase desaparecidos.
A eficácia da publicidade de marca, mala direta, marketing de feiras e vendas de cold call diminuiu rapidamente em favor de um novo conjunto de canais que todos nós usamos para comprar – quase todos os que se concentram na web.
Basta olhar para o que os próprios profissionais de marketing têm a dizer sobre onde gastarão seus dólares nos próximos anos:
Dados de canais de marketing da Forrester 2009
A tendência é bastante clara – este novo pacote de canais de marketing que os consumidores buscam em si mesmos (mídias sociais, blogs, SEO, email marketing, etc.) é o futuro.
As táticas de marketing tradicionais podem não morrer, mas não serão onde as empresas investem nem onde o ROI terá aumentos dramáticos. Estamos vivendo no começo da nova era e provavelmente você fará parte dessa revolução).
Recentemente, li e enviei alguns comentários sobre um livro sobre esse tópico – Inbound Marketing, de Brian Halligan & Dharmesh Shah:
Inbound Marketing Book
Embora o conteúdo do livro provavelmente seja relativamente básico para a maioria de nós que se envolvem fortemente nos mundos de SEO e mídias sociais, é precisamente o volume que você precisa para dar ao seu CEO, vice-presidente, diretor, cliente, parceiro que ainda não entendeu por quê esses canais são muito mais valiosos do que seus predecessores tradicionais de marketing.
Aqui está um trecho:
Megafone contra Hub
Se o seu site é como a maioria dos outros, é uma ferramenta de transmissão de um para muitos – pense no megafone. A web foi originalmente construída para ser uma plataforma de colaboração de Tim Berners-Lee nos anos 80.
Levou algumas décadas para chegar lá, mas a web agora é verdadeiramente colaborativa.
Se você olhar para os sites mais bem classificados na web, eles não estão transmitindo para seus usuários com um megafone, eles estão criando comunidades onde pessoas com ideias semelhantes podem se conectar umas com as outras. Precisamos repensar nossos sites para aproveitar ao máximo o poder colaborativo da web – think hub.
Se o seu site é como a maioria dos outros, as pessoas o visitam uma vez, clicam e nunca retornam porque ouviram sua mensagem de vendas e seguiram em frente. O que queremos fazer é mudar o modo do seu site de uma mensagem de vendas unidirecional para um hub colaborativo, vivo e de respiração na Internet para o seu mercado.
Não é o que você diz – é o que os outros dizem sobre você
Se sua empresa é como a maioria das outras, você coloca toda a sua energia na web em seu site. Na verdade, 75% de seu foco deve estar no que está acontecendo com seu site sobre sua marca, sobre seu setor, sobre seus concorrentes, criar comunidades fora de seu site para que as pessoas se conectem com você e seus produtos e, finalmente, levar as pessoas de volta ao seu site local.
Uma das razões pelas quais gosto tanto deste livro é porque ele destila o fenômeno, um tanto complexo e difícil de explicar, de os consumidores se afastarem de uma cultura de “ser vendido para” para um ecossistema “encontrar coisas para eles mesmos usando a web”. Pegue algumas cópias, coloque-as na prateleira e entregue-as àquelas que você precisa converter.
Como um dos meus volumes de web favoritos de todos os tempos, o Don’t Make Me Think, o Inbound Marketing aproveita desenhos animados, ilustrações, textos simples e ações diretas para aumentar a compreensão e a legibilidade.
p.s. Uma nota rápida – Inbound Marketing é dos caras que comandam a Hubspot (que é uma empresa que eu admiro muito), então há algumas recomendações direcionais para usar suas ferramentas.
A seção sobre SEO em si não é extremamente robusta, mas é uma visão geral sólida (eu fiz o meu melhor para fornecer feedback ao revisar para ajudar a torná-la mais precisa) e este livro não deve ser um tomo de todo o conhecimento humano sobre esses assuntos.